Orçamento de pessoal e RH estratégico: como utilizar boas práticas

Pessoas são, de há algum tempo, um elemento estratégico para o sucesso de qualquer negócio. São elas que, com suas atitudes, contribuem para o êxito das iniciativas e ações empresariais nesse mundo de alta e cada mais acirrada competitividade dos negócios.

A gestão de talentos passa por vários e importantes aspectos e exigem dos

administradores de negócios especial atenção e inteligência, seja para atrair, desenvolver ou reter talentos.

Nesse contexto, o orçamento de RH torna-se cada vez mais uma peça essencial para uma boa gestão de talentos e também, como não poderia deixar de ser, para se inserir de forma adequada ao plano financeiro empresarial. Custos fixos e variáveis, reflexos de tudo o que precisa acontecer no período objeto do orçamento.

Cada responsável por uma divisão, departamento ou centro de custo precisa elaborar o seu orçamento e, nessa tarefa, é importante contar com a colaboração estratégica da área de recursos humanos, já que é ela quem cuida do planejamento corporativo de RH onde se inserem vários tipos de despesas inerentes à gestão de talentos. Esse cenário remete, com toda a certeza, para um processo cooperativo e colaborativo dentro da organização.

Boas práticas de elaboração do orçamento de recursos humanos indicam considerar não só a alocação de recursos para fazer frente às despesas centrais e legais, como salários e encargos legais, mas também prever recursos para cobris os processos de atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Que novas contratações serão necessárias, eventuais desligamentos, terceirização, enquadramentos, progressão de carreira para satisfazer o plano de evolução dos recursos. Enfim, atentar-se para o contexto global da gestão de recursos humanos.

Muitas organizações suportam o seu processo de orçamento através de planilhas eletrônicas, acarretando dedicação excessiva de tempo na elaboração, revisão e mais ainda na consolidação do orçamento completo. Quando há indicação da necessidade de alterações e ajustes para otimizar o orçamento, que ocorrem com alta frequência, o retrabalho é também de alto volume e elevado consumo de tempo.

Para fazer frente a essa demanda uma plataforma on line, com foco e especialização no orçamento de RH é disponibilizada pela Itpowerbr / BRX software. Nela, a partir da situação atual da folha de pagamento importada para a plataforma, os gestores fazem de forma rápida e assistida os seus orçamentos individuais, mas já integrados ao processo de consolidação.

A análise do orçamento é feita então a partir de cenários criados de forma igualmente rápida para comparações e escolha da melhor alternativa. Um processo seguro, transparente e com redução de custos para a elaboração do orçamento de RH.

Saiba mais em www.brxsoftware.com.br , acesse nosso blog e área de download para conferir os benefícios da solução.

By Celso Furlan

Mai de 2019